Física - Procedimento
Ana Elisa Pereira Ana Carolina Santos Marcelo Piovezan Caroline Zelenovsky Pedro Tiago Scavassa
1.0 Introdução:
Fizemos a atividade que teve como principal classificar o movimento de uma esfera num meio viscoso.
Tiramos a conclusão de que a esfera tem um movimento unidimensional.
Estudar o movimento foi consistiu em verificar o comportamento da esfera em determinado intervalo de tempo, ou seja, verificar a trajetória descrita pelo corpo. Podendo assim, calcular sua velocidade, por exemplo.
O movimento Unidimensional é um caso específico, onde a trajetória é retilínea, isto é, ocorre numa única dimensão. E esse mesmo movimento possui duas vertentes: que ser também classificado como um movimento retilíneo uniforme (MRU), que possui velocidade constante, ou um movimento uniformemente variado (MRUV), que possui uma aceleração constante.
1.1 Objetivo:
Determinar através de cálculos, fórmulas e gráficos o movimento de uma esfera num meio viscoso (no caso, glicerina).
1.2 Fundamentação Teórica e Metodologia Empregada:
Movimento Uniforme (MRU):
O movimento retilíneo uniforme é um movimento com velocidade constante, ou seja, o móvel percorre distâncias iguais em tempos iguais. Em relação a um dado referencial, um movimento é chamado uniforme quando a função horária dos espaços é do primeiro grau:
Y= ax +b
Onde:
Y = eixo das ordenadas
X = eixo das abscissas; b = coeficiente linear;
a = coeficiente angular; Sendo o movimento diferente desta condição, ele é conhecido como movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV).
Este movimento é caracterizado pela aceleração constante, principal característica que diferencia este movimento do MRU, o que faz com que a velocidade tenha variação uniforme.
Propriedades do Movimento Retilíneo Uniforme:
Quando um