GESTÃO AMBIENTAL
A atividade desta unidade será em forma de pesquisa e o tema será: métodos mais empregados para disposição e tratamento dos resíduos químicos perigosos, dentre os quais se incluem: os aterros de armazenamento, as lagoas superficiais, o armazenamento em formações geológicas subterrâneas e as injeções em poços.
Você poderá utilizar-se de material pesquisado na Internet ou de literatura encontrada na Biblioteca. Entre muitos livros que abordam este tema o de "BRAGA, B. et al.Introdução à Engenharia Ambiental: O desafio do desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005", que faz parte das nossas Referências Bibliográficas do “Texto Teórico” desta Unidade, é uma ótima opção.
Bom Estudo!
Resíduos Químicos Perigosos: “São todos os resíduos sólidos, semissólidos e os líquidos não passíveis de tratamento convencional, resultantes da atividade industrial e do tratamento convencional de seus efluentes líquidos e gasosos que, por suas características, apresentam periculosidade efetiva e potencial a saúde humana, ao meio ambiente e ao patrimônio publico e privado, requerendo cuidados especiais quanto ao acondicionamento, coleta, transporte, armazenamento, tratamento e disposição". Fonte: FEEMA/PRONOL DZ 1311.
Métodos de tratamento de resíduos perigosos
Tratamento de resíduos perigosos refere-se a qualquer processo que destrói, fisicamente altera ou neutraliza resíduos perigosos material. Existem dezenas de métodos para o tratamento de resíduos perigosos, mas apenas algum são amplamente utilizados. Os e.u. Environmental Protection Agency relaciona três tipos de tratamento de resíduos perigosos: combustão e incineração; unidades de eliminação de terra; e poços de injeção subterrânea. Além de tratamento químico, estes são os métodos mais comuns de lidar com materiais de resíduos perigosos.
Incineração e combustão
Combustão ou incineração ocorre através do uso de incineradores ou caldeiras, mecanismos que podem queimar resíduos