Crimes Improprios da Internet
CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DIREITO
CRIMES PRATICADOS COM AUXÍLIO DA INTERNET
Maceió-AL/ Agosto 2014
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DIREITO
CRIMES PRATICADOS COM AUXÍLIO DA INTERNET
Elizangela Lopes
Jose Lercio da Silva
Miguel Neto
Lucas Leão
Wellington Teles
Atividade acadêmica para disciplina de DIREITO do curso de
Bacharelado
em sistemas de
Informação solicitada pela professora
Adriana Paula Oliveira Santos.
Maceió-AL/ Agosto 2014
INTRUDUÇÃO
O aumento considerável de pessoas que utilizam a internet, tanto como meio de trabalho, tanto quanto para o entretenimento, a internet se tornou um meio indispensável em nossa sociedade, trazendo a baila questões desconhecidas pelos nossos operadores do direito, essa inovação tecnológica fez transparecer a necessidade eminente do direito acompanhar as mudanças da sociedade.
Com o rápido impulso da informatização, e com o aumento cada vez maior das redes sócias e de compartilhamento de arquivos e vídeos, expor sua vida social, divulgar suas idéias, demonstrar seus trabalhos e se comunicar com o mundo ficou muito mais rápido e fácil através da internet.
Se, por um lado, incontestável é o avanço e os benefícios que o uso ético da internet trouxe para a propagação da informação, com benefícios incalculáveis em sua divulgação, por outro, têm-se os riscos inerentes à tecnologia da informatização, notadamente os crimes informáticos. O surgimento dos crimes informáticos remonta, no entender de Ulrich Sieber, da Universidade de Würzburg, à década de 1960, época em que apareceram na imprensa e na literatura científica os primeiros casos de uso do computador para a prática de delitos, constituídos, sobretudo, por manipulações, sabotagens, espionagem e uso abusivo de computadores e sistemas, denunciados em matérias jornalísticas. Somente na década seguinte é que se iniciariam os estudos