Medidores de deslocamento
MEDIDORES DE DESLOCAMENTO
5.1 INTRODUÇÃO
5.1.1 Importância
A medição de deslocamentos lineares e angulares é de fundamental importância no campo da engenharia moderna. Cita-se como exemplos de aplicação:
- Movimentos em máquinas ferramentas, máquinas de medir, robôs industriais, etc.;
- Conversão mecânica/elétrica em transdutores para grandezas como: força, pressão, torque, aceleração, etc.;
- Controle dimensional através da medição diferencial (pequenos deslocamentos) como mais importante técnica de controle de qualidade automatizado;
Neste capítulo serão focalizados os medidores de aplicação mais corrente, e que operam segundo princípios de transdução:
-
Mecânico;
Pneumático;
Elétrico analógico;
Elétrico digital.
5.1.2 Medição Diferencial
A produção em massa e de elevada qualidade na indústria mecânica exige medição rápida, confiável e, se possível, com a mínima influência do operador. Estes requisitos são preenchidos pela medição diferencial.
Os medidores de deslocamento, nesta aplicação, transformam um pequeno deslocamento captado por um sensor de medição em um deslocamento amplificado de um ponteiro, que possa ser lido num mostrador digital. O mensurando é portanto um deslocamento linear, em geral, bastante pequeno.
Se o sistema de amplificação é de boa qualidade, pode-se obter facilmente indicações da ordem de até décimos de micrometros (os medidores elétricos de deslocamento podem oferecer resolução de até centésimos de micrometros).
A indicação representará sempre a diferença entre a dimensão da peça e a de um padrão para o qual o sistema é ajustado.
A comparação se faz da seguinte maneira:
- Fixa-se o medidor de deslocamento em um dispositivo apropriado ( figura 5.1a );
1
- Coloca-se o padrão sob o sensor do medidor de deslocamento ( figura 5.1b ) e
"zera-se" a indicação, por exemplo, através do giro do mostrador até a coincidência do ponteiro com o zero da escala ( figura 5.1c ), ou através do ajuste