Mmedidor de vazão deslocamento positivo
2562 palavras
11 páginas
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNPPRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS
6MB
JACKSON FELIPE ANTUNES DE LIMA
FELIPE FERNANDO NEVES MONTEIRO
TIBÉRIO FAUSTINO DANTAS DAMASCENO
MEDIDOR DE VAZÃO DESLOCAMENTO POSITIVO
NATAL
2012
JACKSON FELIPE ANTUNES DE LIMA
FELIPE FERNANDO NEVES MONTEIRO
TIBÉRIO FAUSTINO DANTAS DAMASCENO
MEDIDOR DE VAZÃO DESLOCAMENTO POSITIVO
Pesquisa apresentada a Universidade Potiguar como parte dos requisitos para obtenção da nota U1 da disciplina de Instrumentação Industrial. ORIENTADOR: Prof. Nielsen Castelo Damasceno.
NATAL
2012
MEDIDOR DE VAZÃO DESLOCAMENTO POSITIVO
Introdução
O medidor de vazão com deslocamento positivo retira a energia do fluido para seu funcionamento. Os medidores podem medir líquidos e gases. Eles podem ser construídos com pistão rotativo, com pistão reciprocante, com disco nutante, com lâminas rotatórias e com engrenagens ovais. Qualquer que seja a construção, todos funcionam sob o mesmo princípio simples de deslocar volumes discretos e conhecidos do fluido, da entrada para a saída do instrumento e contar tais volumes.
Princípio de Funcionamento
O princípio de Arquimedes estabelece que qualquer objeto submerso em um fluido desloca o seu volume de fluido. Se o volume deslocado é mais pesado, o objeto flutua no fluido; se o volume deslocado é mais leve, o objeto afunda no fluido. Por exemplo, o balão com ar aquecido flutua porque ele desloca um volume de ar frio que pesa mais que o peso do balão. A pedra afunda na água por que ela desloca um volume de água que pesa menos que o peso da pedra.
Na medição de vazão por deslocamento positivo aplica-se o vice-versa do princípio de Arquimedes: um volume discreto de fluido desloca ou move um corpo solido.
A característica básica do medidor de vazão a deslocamento positivo é a passagem do fluido através do elemento primário em quantidades discretas. Desde que se conheça o volume de cada