gestão ambiental
O presente trabalho apresentou a evolução da Gestão Ambiental além da necessidade e importância em adotar-se um SGA (Sistema de Gestão Ambiental) para as organizações contemporâneas, verificando-se também: a importância da responsabilidade social.
2. Resultados
3. Introdução
Organizações de todos os portes e setores vêm procurando, de forma crescente, um desempenho ambiental correto, controlando o impacto de suas atividades, produtos ou serviços no meio ambiente. A implantação de um SGA segue esta linha de atuação na medida que fornece um processo estruturado para atingir a melhoria contínua, cujo ritmo e amplitude são determinados pelas próprias organizações.
Neste contexto, o presente trabalho tevecomo objetivo geral demonstrar a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
A metodologia utilizada primeiramente baseou-se na análise de todos os princípios apontados na Norma NBR ISO14001 e na Norma Auxílio NBR ISO14004 que versam sobre Sistema de Gestão Ambiental - especificação e diretrizes para uso e também como diretrizes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio.
Procurou-se demonstrar a importância e a necessidade em adotar-se um sistema de gestão ambiental para um melhor gerenciamento do meio ambiente e conseqüentemente retorno dos investimentos principalmente em um momento em que a sociedade civil organizada acompanha as ações empresariais e requer um comprometimento das empresas com a sociedade, por comportamentos éticos, sociais e ambientalmente corretos, na busca pela sustentabilidade sócio-ambiental.
2. Um breve Resumo
2.1. A evolução da gestão ambiental na indústria.
A evolução da abordagem da questão ambiental surgiu das constatações de que as atividades produtivas geram poluição e degradação ambiental. A abordagem era de controle das atividades poluidoras dissociadas do processo de produção, onde se adicionavam custos para despoluir. Essa abordagem deu lugar à compreensão de que as