quanto vale ou é por kg
RESUMO DO FILME: Quanto Vale ou é por Kg PROFESSOR:
TURMA: DIREITO NOTURNO UNIVAG (A)
SALA 1405
ACADÊMICA:THAIS BORGES DA SILVA
QUANTO VALE OU É POR KG (RESUMO)
O filme retrata duas épocas distintas, fazendo comparação entre ambas, e nesse intervalo constata e ressalta semelhanças na sociedade da época colonial onde a escravidão era um comércio de vidas, onde homens e mulheres da raça negra eram tratados como mercadorias, como escravos, para servir de todas as formas os seu 'senhores", aprendendo duramente a conviver, ou melhor dizendo, a sobreviver de uma forma quase desumana.
A personagem negra , já alforriada , que é destacada logo no ínicio do filme, luta pelos seus direitos de que foram escamoteado, através do rapto de seu escravo, por um proprietário branco, a senhora negra livre, segue seus opressores ,capitães-do-mato , de posse de seus documentos que lhe garantem sua alforria, sua liberdade, direitos esses adquiridos legalmente, posteriormente se conclui a história , com o julgamento e a condenação do senhor branco.
O filme faz uma analogia da forma como agiam as classes dominantes da época colonial e da sociedade nos dias de hoje, em relação a exploração das classes menos favorecidas. Fazendo com que nós, telespectadores, possamos comparar, as situações que costumamos a conviver e que muitas das vezes não nos damos conta ou ficamos inértis a elas.
E dentre tantos malefícios sociais, nos é relatado também as máfias que centenas de Ongs formam, lucrando com os "programas sociais" que de faixada visam dar acesso aos menos favorecidos a benefícios como: esporte, cursos profissionalizantes etc.. , quando na verdade visam "arrancar" muito dinheiro do governo , que por usa vez investem nesses programas, porém as Ongs superfaturam notas e em sua maioria o objetivo principal que é antigir positivamente as classes menos favorecidas, fica em ultimo plano, ou em muitos casos nem