Gestão ambiental
UFCD – 26
GESTÃO AMBIENTAL
FORMANDO: Julieta Portela
FORMADORA: Rita Brito
Vila Nova de Santo André, 21 de março de 2014
Reflexão da UFCD 26 – GESTÃO AMBIENTAL
A UFCD 26, com o nome Gestão Ambiental, teve início no dia 30/01/2014 e terminou no dia 18/03/2014. Teve a duração de 50 horas e foi orientada pela formadora Rita Brito.
Devido à extensa lista de conteúdos deste módulo, foram realizadas diversas atividades ao longo das 50 horas, desde testes, a pequenas fichas com consulta, comentários escritos e trabalhos de grupo, de maneira a avaliar os conhecimentos adquiridos.
“Falar de questões ambientais é fácil, difícil é fazer com que a sua gestão se comprometa com projetos que procurem prevenir a ocorrência de danos ambientais.” (Jornal Mundo Jovem, 2008)
Este é o objetivo da gestão dos processos que envolvem o meio ambiente: criar novas formas de utilização dos recursos naturais que causem o menor impacte possível na Natureza. Os agentes desta transformação somos todos nós e podemos atuar no local de trabalho, em casa, na escola…
Iniciámos este módulo com a resolução de um teste de diagnóstico (em modo informal e de debate), com o objetivo de ser feita uma apreciação global dos conhecimentos dos formandos, sobre o tema.
Para falarmos em Gestão Ambiental devemos conhecer o conceito de Ecologia e foi o que fizemos numa primeira fase desta unidade. Ecologia é um ramo da Biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente onde vivem, bem como a influência que cada um exerce sobre o outro. Estas relações são influenciadas por fatores abióticos – condições do meio ambiente que influenciam o ecossistema (fatores climáticos e edáficos) e fatores bióticos – que dizem respeito às relações que se estabelecem entre os seres vivos e que podem ser intraespecíficas (entre a mesma espécie) e interespecíficas (entre espécies diferentes).
O ambiente e a sua qualidade determinam o número de