GESTÃO AMBIENTAL
Com o objetivo de valorizar a Floresta Amazônica e priorizar a qualidade de vida das comunidades ribeirinhas, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma instituição criada a partir de uma parceria entre a iniciativa privada - o Bradesco - e o poder público - o governo do estado do Amazonas.
Em 2012, investimos, como mantenedores da FAS, R$ 12,4 milhões. Outros R$ 15,6 milhões foram investidos pelo governo do estado do Amazonas e outros parceiros, sendo que mais de 90% do orçamento total é proveniente da iniciativa privada. O montante destinado à Fundação Amazonas Sustentável advém da venda de produtos voltados à iniciativa, como cartões de crédito e títulos de capitalização.
Entre os programas e projetos sob a responsabilidade da FAS está a gestão e implementação do Programa Bolsa Floresta. Seu objetivo é recompensar as populações tradicionais pela manutenção dos serviços ambientais prestados pelas florestas tropicais. A iniciativa possui quatro componentes: Bolsa Floresta Renda (geração de renda sustentável), Bolsa Floresta Social (melhorias de educação, saúde, transporte e comunicação), Bolsa FlorestaAssociação (promoção do empoderamento e participação comunitária dos moradores das Reservas) e Bolsa Floresta Familiar (uma recompensa em dinheiro, via cartão eletrônico, às famílias pelo uso sustentável dos recursos naturais e pelo compromisso com o desmatamento zero). Desde sua implantação, o programa beneficiou 8.461 famílias, um universo de mais de 36 mil pessoas, em 541 comunidades no Amazonas.
A FAS contribuiu para a manutenção de um conjunto de 15 unidades de conservação ambiental no estado do Amazonas, que cobrem o equivalente a 10,5 milhões de hectares.
Programa Bases do Aprendizado
A FAS criou o Programa Bases do Aprendizado, voltado para o treinamento de educadores, com o objetivo de abordar temas da realidade local e trabalhar habilidades e competências, como raciocínio lógico e comunicação e habilidades