Gestão ambiental
Aula 15-03-2008
Prof. Dr. Luiz Fernando Charbel
Aula de Hoje
15/03
Recursos renováveis e não renováveis;
Sustentabilidade ecológica
3- Recursos Naturais Não-Renováveis e Renováveis
3.1-Recursos não-renováveis é o nome atribuído aos recursos naturais que, quando utilizados, não podem ser repostos tanto pela ação humana ou pela própria natureza, por um prazo útil no tempo do Homem (petróleo).
Exemplos:
Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), são os mais utilizados. Sendo altamente poluidores. combustíveis nucleares e recursos minerais.
3.1.1- Recursos Naturais
A palavra recurso significa algo a que se possa recorrer para a obtenção de alguma coisa. Recursos naturais são elementos da natureza úteis ao Homem, para sua sobrevivência, desenvolvimento e conforto (qualidade de vida). Podem ser , após seu uso, renováveis, isto é, voltarem a ser disponíveis como a energia do sol e do vento, a flora e a fauna etc, ou ainda, os não renováveis, isto é, nunca mais ficarem disponíveis, como os combustíveis fósseis e minérios em geral.
(...continuação) 3.1.1- Recursos Naturais
Os recursos naturais são componentes, materiais ou não, da paisagem geográfica, que ainda não tenham sofrido importantes transformações pela ação antrópica, e cuja própria gênese é independente do Homem.
Outro ponto interesante, é o fato de lhe serem atribuídos, historicamente, valores econômicos (petróleo, madeira etc) , tecnológicos (TiO2/ ilmenita), sociais e culturais. Portanto, só podem ser compreendidos a partir da relação homem-natureza.
Nem todos os recursos que a natureza oferece ao ser humano podem ser aproveitados em seu estado natural. Quase sempre o ser humano precisa trabalhar para transformar os recursos naturais em bens capazes de satisfazer alguma necessidade humana. Os recursos hídricos, por exemplo, têm de ser armazenados, tratados e canalizados, quer para
consumo