Gestão Ambiental
Tanto a HPLC de fase normal como a de fase reversa pertencem a cromatrografia liquida com fase quimicamente ligada. Está é uma técnica de partiçao, entretanto devido aos grupos ativos polares o fenômeno indesejado de adsorçao tb existe.
Para que a adsorçao nao aconteça a HPLC de fase NORMAL é utilizada qd os grupos introduzidos sao de natureza POLAR, desta forma serve para separar os analitos POLARES até MÉDIA POLARIDADE como: aminas, aromaticos, fenois, glicois e alquinitrilas. Ou seja FE polar e FM apolar
Enquanto a HPLC de fase REVERSA é utilizada quando os grupos introduzidos sao de natureza APOLAR, servindo para separar analitos APOLARES até MÉDIA POLARIDADE, como fenil, octodecil, alcoois pouco polares, etc Ou seja FE apolar e FM polar
A técnica de CLFOL apresenta o problema de ser limitada a pequena quantidade de liquido que pode ser quimicamente ligado ao suporte, desse modo as quantidades de amostra que podem ser separadas sao pequenas.
2- Qual o principio de funcionamento do espectrofotOetro de adsorçao atomica?
Os aparelhos de espectrofotometro devem ter um bom sistema ótico com processamento eletrônico adequado. Estes aparelhos apresentam duplo feixe (um percurso otico para a chama e outro de referencia), zero automatico e a possibilidade de leitura em concentraçao. O feixe emitido atravessa a amostra solubilizada e nebulizada na chama de um queimador. A radiaçao de ressonancia, emitida por uma lampda de catodo oco (fonte de emissao) parcialmente absorvida é isolada por um monocromador (prisma de rede). O tubo fotonultiplicador recebe a radiaçao trsnamitida e compara as instensidades inicial e final. Depois, entao, de amplificado, o sinal eletrico ‘lido em um mostrador digital ou registrado graficamente.
3- Quais os principais fatores e mecanismo que deterinam a separaçao cromatografica por troca ionica?
A separaçao de