Gestâo integrada na administração pública
UMA PROPOSTA PARA A IMPLANTAÇÃO NO GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de Implantação de um Escritório Central de Projetos no âmbito do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul a partir da percepção da dificuldade dos governos no gerenciamento de seus projetos que, via de regra, são descentralizados e sua evolução é de pouco conhecimento dos gestores públicos o que os impedem de atingirem seus resultados, cumprirem metas e que causam grandes desperdícios de recursos público. A metodologia utilizada para o modelo apresentado foi a pesquisa bibliográfica sobre o tema, buscando a especificidade da administração pública, ou ainda, com os modelos feitos para a iniciativa privada mas, perfeitamente adaptáveis. O artigo é apresentado em ssária parceria das universidades e escola de governo para a sua condução, como forma de garantir o aprendizado e a mudança cultural desejada. Os resultados apontam que a Implantação de um Escritório Central de projetos no Âmbito do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, assim como em toda e qualquer instituição pública, é um processo não rápido e de adaptações à uma nova cultura de gestão, mas que oferece inúmeros benefícios para o governo que ganha mais eficiência, eetividade e eficácia nos seus projetos e para a sociedade que é a beneficiária direta desses projetos.
Palavras-chave: Escritório de Projetos e Gerenciamento de Projetos.
1 – INTRODUÇÃO
O gerenciamento de projetos não é uma atividade recente, mas que existe desde os tempos mais remotos na humanidade . Apesar de tanto tempo decorrido, foi apenas no último século que as técnicas do gerenciamento de projetos começaram a ser efetivamente desenhadas .
Os primeiros estudos se iniciaram nas décadas de 50 e 60 e se consolidaram durante o período das duas grandes guerras mundiais onde à busca pela eficiência dos resultados se tornou uma constante.
Para