Análise textual o cortiço
Periodo histórico: Naturalismo
Naturalismo/Realismo é a denominação genérica da reação ao estilo romântico que tentou superar o sentimentalismo através da busca da objetividade e da racionalidade. Não se enaltecem mais as personagens heroicas, a pátria idealizada, a mulher inatingível, o passado histórico. o momento presente é o que conta agora, os autores naturalistas criavam narradores oniscientes, impassíveis para dar apoio à teoria na qual acreditavam.
Temática: O discurso de O Cortiço é provocar na sociedade através das mazelas dessa camada o uso da palavra. Reúne-se no cortiço uma população muito baixa e miserável, que vivem em um ambiente pobre, degradado, acreditando que o homem é fruto do meio.
Temas predominantes:homossexualismo,traição, adultério, exploração do homem.O cortiço é uma tentativa de dar conta do real.
A obra é um texto narrativo, pois segue uma ordem cronológica: O tempo da obra é um tempo linear, consiste em inicio, meio e fim, aprece com esta linealidade lembrando que isto também é uma caracteristica do naturalismo.Não há uma data especifica, mas fica claro que esta obra configura o Brasil do século XIX.
Tem como foco narrativo o Cortiço, é um narrador – observador, pois faz o uso de uma 3ª pessoa, também é um narrador onisciente, que relata a pobreza, as mazelas vivenciadas pelos personagens, desloca sua narração ora no Sobrado do Miranda ora no Cortiço de João Romão.
Possui espaço: O Cortiço, o sobrado de Miranda, a pedreira, mas o foco é o Cortiço.
Personagens:
• João Romão – Capitalista explorador, um português que vem para o Brasil com a intenção de enriquecer,Bertoleza – Trabalhador escravo, que pensa ter comprado sua alforria, Miranda – Burguês,Jerônimo – Disciplina no trabalho, Piedade – Mulher européia, Rita Baiana – Mulher