gestào empresarial
Juliana Ferreira Lopes
Processos Gerenciais
Ubá
2014
Atualmente, as empresas devem ficar atentas a alguns pontos para garantir o melhor desempenho diante de um mercado tão competitivo. Ferramentas como as estratégias de marketing, diagnóstico organizacional e a gestão de custos, por exemplo, devem ser empregados observando a demanda do mercado, as mudanças e as tendências futuras.
Buscando um aperfeiçoamento contínuo, as empresas estão cada dia mais buscando mecanismos que auxiliem na correção de suas deficiências e fortalecimento de seus pontos fortes a fim de garantir uma fatia maior do mercado. Além disto, as empresas precisam oferecer algo a mais que torne sua marca única.
Neste sentido, o mercado procura utilizar cada dia mais as várias teorias e práticas estudadas no passado, adaptando-as a realidade atual. Agora a tecnologia está é a responsável por facilitar o processamento de informações, aumentar a divulgação das marcas e também em manter uma maior interação do clientes.
O marketing de relacionamento é uma ferramenta focada exclusivamente no cliente e em sua valorização, para isto é imprescindível criar estratégias para chamar atenção e conquistar fidelidade.
A fidelidade do cliente não é algo que se compra, mas sim fruto de conquista de longo prazo baseada em confiança, respeito, atenção e até carinho. A urgência das organizações em aproximar-se dos clientes faz com que ocorra o aparecimento de novos produtos, mais adequados aos gostos e necessidades dos consumidores.
Uma das principais razões pela qual se utiliza o marketing é a intenção de, por meio dele, responder as expectativas dos clientes. Ele também atua no sentindo de conquistar e também de manter clientes já existentes.
Segundo McKenna (2005 p 45), marketing de relacionamento ou pós-marketing significa construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos de clientes. É a integração dos clientes com