008863010663
526 palavras
3 páginas
AVALIAÇAO NO ENSINO MEDIOA avaliação da aprendizagem, embasadas em Lei, devem ser desenvolvida pela escola de forma que reflita a proposta de projeto político-pedagogico. Relevante afirmar que a aprendizagem deve se caracterizar educativa, condicionando ao aluno forma de analisar seu percurso e ao professor e a escola identificar os limites e potencialidades individuais e coletivas. A avaliação institucional é proposta pedagógica da escola, devem ser avaliados sistematicamente, focando em aspectos que merecem reorientação. Interessante seria tomar como desafio, avaliar de forma perceptiva e integrante no processo de ensino e aprendizagem funções formativas e somativas. Isso poderia dar resposta ao que procuramos por educação de qualidade. Alem do currículo escolar, formação docente, gestão, avaliação da aprendizagem, condições de trabaho, infra-estrutura... em termos educacionais a avaliação é pratica social com intensos valores, complexo de se entender. No caso do ensino médio, estando coerente com a concepção de formação que propomos aos alunos, alinhada com os objetivos de formação integral. Ressalva-se as avaliações como riqueza curricular das escolares.
A avaliação da aprendizagem engloba três momentos importantes para o desenvolvimento curricular. 1º- inicial: conduzida antes do ano letivo. Função diagnostica. 2º intermediário: desencadeada durante o ano letivo, função formativa, favorecendo situações estratégicas de ensino e ajustes nas atividades planejadas, conscientizando para que todos sejam sujeitos de usas aprendizagens. 3º final: desencadeado no fim do ano letivo. Estes instrumentos têm a função de obter dados na medida em que formar um grupo de valor aceitável. Devem ser coerentes com a totalidade de processo.
Segundo Moraes e Alavarse (2011), a avaliação do ensino médio deve procurar alem do desempenho dos alunos, outros aspectos que obtenham taxas de rendimento, aprovação, reprovação e abandono ao final de cada ano. As taxas de