Gestos técnicos
Introdução
Em virtude de ter sofrido uma queda feri um joelho, como a ferida ainda não estava “seca” e a aula era de natação não pude realizar a aula porque não podia ir para a água com uma ferida “viva”, pelo que, apresento este relatório, correspondente à observação do aluno Francisco Casimiro.
Relatório Natação
Natação são os movimentos que nos permitem manter o corpo em cima da água e deslocarmo-nos nela. Não é muito difícil fazer isto, uma vez que o nosso corpo é mais leve que a água e os movimentos coordenados da natação, com braços e pernas, mantêm-nos à superfície.
Costas:
Costas é um estilo muito parecido com o crawl, mas está-se de barriga para cima O corpo deve estar o mais horizontal possível e os movimentos são muito semelhantes, as pernas batem em movimento alternado e os braços rodam um de cada vez.
O aluno mencionado procedeu ao aquecimento devido, na pista 3, começando por efetuar 2 piscinas (50 metros) em estilo costas apenas usando o batimento das pernas, deixando os braços esticados acima da cabeça.
Crawl:
O crawl é um estilo difícil que exige um bom controlo dos movimentos. Os braços entram e saem da água um de cada vez. As pernas fazem batimentos alternados. O nadador respira virando a cabeça para o lado do braço que está no ar, por exemplo, de duas em duas braçadas.
Movimento do braço Crawl
De seguida, o Francisco efetuou 4 piscinas (100 metros) em estilo crawl realizando respiração bilateral de três em três braçadas, com boa técnica e empenho.
Apresento agora os 2 estilos que ficam em falta, mariposa e bruços.
Mariposa:
A "mariposa" é o mais recente dos quatro estilos e pensa-se que é o segundo mais rápido. É preciso ter muita força e fôlego e conseguir mover muito bem os braços e as pernas (o "batimento de golfinho"). Como a cabeça está totalmente dentro de água, é a força que fazemos com os braços que nos ajuda a levantá-la para respirar.
Bruços:
Bruços é o mais lento dos