GESTORA
Poder de visão arrojada:
“Que visão fantástica ele projetou para a nossa trajetória de progresso!”
• Idéia de um líder nato:
“Os profissionais do grupo o adoram. Que capacidade para influenciar e motivar pessoas!”
É claro que inteligência, autoconfiança, capacidade de comunicação e visão são fatores importantes. Mas, pelo fato de ser dotado de grande inteligência, não significa que o profissional tenha talento para tomar decisões nos negócios. Quantas vezes já não vimos gente confiante tomando decisões que se revelaram desastrosas? Quantas vezes não vimos idéias que depois se revelaram retórica vazia?
As mudanças são uma constante em nossas vidas, mas a magnitude, a velocidade e a intensidade com que elas ocorrem hoje diferem de tudo o que a maioria já vivenciou. Um Google, por exemplo, pode surgir do nada e transformar-se em um negócio bilionário em poucos anos, tornando-se uma das empresas mais valiosas do mundo. Ao lado de enormes oportunidades há também armadilhas que podem fazer desaparecer empresas e setores inteiros. Pense, por um instante, nos desafios que o Google representa para empresas nas áreas de publicidade, telecomunicações e mídia. Concorrentes de nível internacional podem surgir de qualquer lugar graças à mobilidade de bons profissionais, capital e conhecimento.
Seu know-how para conduzir a empresa na direção certa será constantemente posto à prova. Você será capaz de fazer as coisas certas, tomar as decisões corretas, produzir resultados e deixar a empresa e seus funcionários em situação melhor do que estavam antes? Atributos pessoais constituem apenas uma pequena parte da questão da liderança, e seu valor diminui muito sem as oito competências – descritas nas páginas seguintes – que introduzem a liderança no âmbito dos lucros e perdas.