GESTOR FINANCEIRO
WEBAULA 1
Unidade 2 – Gestão Financeira e Ética
Resumo: A construção do cotidiano exige de cada um de nós uma postura ética e a reflexão do tipos de valores que pretendemos criar, os profissionais de gestão financeira não produz somente valores monetários, mas precisa construir valores morais.
Palavras-chave: Gestão Financeira. Ética. Criação de Valores.
GESTÃO FINANCEIRA E ÉTICA
Partimos do pressuposto de que a maioria dos alunos de Gestão Financeira atuará em empresas privadas. Assim, para compreendermos a função do gestor financeiro, precisamos compreender o que é a empresa. Sei que você deve ter visto isto na disciplina de Fundamentos da Administração, mas estamos aqui tentando conceber um pensamento complexo, certo?
Para Cheng e Mendes (1989, p. 1),
A empresa, vista como um sistema aberto, possui uma missão, um modelo de gestão, uma estrutura organizacional, um processo de planejamento e controle e um sistema de informações, que se inter-relacionam buscando atingir a eficácia.
Percebam como esta definição de empresa se parece com alguns elementos que foram colocados nos vídeos anteriores. A empresa é um sistema que comporta outros sistemas que se interconectam, se inter-relacionam com a finalidade de aumentar a eficácia. Eu, particularmente, acredito que em uma empresa há outros elementos, a visão de uma empresa como algo que busca somente eficácia é um pouco pobre para os dias de hoje. A empresa é uma organização que possui também três dimensões, a saber: 1) Dimensão humana, ou seja, há pessoas que trabalham nesta empresa; 2) Dimensão social, pois toda empresa está inserida em uma determinada coletividade; 3) A empresa também possui uma Dimensão econômica, pois precisa produzir valores monetários que justifiquem e sustentem as operações da empresa.
Você pôde perceber que a gestão financeira está atrelada ao modelo de gestão da empresa, que por sua vez está ligada à