trabalho de geografia sobre a australia
Já foi conhecida pelo nome de "Nova Holanda" durante o séc. XVIII, porém, por sua localização geográfica, passou a ser chamada por Austrália, que deriva do latim australis (austral), ou seja, sul.
O país é subdividido em oito territórios: New South Wales, South Australia, Western Australia, Northern Australia, Queensland, Victoria, Tasmânia e Australian Capital Territoty.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Capital: Camberra;
Área: 7.692.024 km²;
Moeda: Dólar australiano;
População: 23,37 milhões de habitantes (2013);
Densidade Demográfica: 2,96 hab./km²;
PIB: 918, 9 bilhões;
Idioma: Inglês.
CLIMA
O clima australiano tem como principal característica o contrastes entre as temperaturas. A pluviosidade é baixa, sendo que a Austrália é considerada uma das nações mais secas do planeta. O clima, de forma pejorativa, é conhecido como "louco", por causa da grande variação até mesmo dentro de um dia. Dependendo do estado, as temperaturas variam entre 7º graus nos invernos a até 40º no verão.
A aridez domina a maior parte do território, o que propiciou o surgimento de muitos desertos, tais como de Vitória e Gibson.
RELEVO
Ao contrário do clima, o relevo australiano não é muito contrastante. Desconsiderando a Antártica, a Austrália é o continente mais plano do mundo. A maior parte do território é localizado em um leve planalto desértico, com poucas elevações suaves de morfologia geralmente antiga, como é o caso do Monte Kociusco, com pouco mais de 2.200 metros de altura, o ponto mais alto da Austrália. Apenas o litoral apresenta planícies férteis.
Não pode-se deixar de citar também a Grande Barreira de Corais, no litoral nordeste da Austrália,