Gestaod de investimentos
O trabalho apresentado versa questões sobre a inflação, suas causas Questões
1) O que é Inflação?
Inflação é um processo pelo qual ocorre aumento generalizado nos preços dos bens e serviços, provocando perda do poder aquisitivo da moeda. Isso faz com que o dinheiro valha cada vez menos, sendo necessária uma quantidade cada vez maior dele para adquirir os mesmos produtos.
2) Quais as causas da Inflação?
Há vários fatores que podem gerar inflação. O aumento muito grande do preço de um item básico na economia pode contaminar os demais preços provocando uma alta generalizada. É o caso do petróleo e da energia elétrica, por exemplo. O excesso de consumo também provoca inflação, pois os produtos tornam-se escassos ocasionando aumento de seus preços. Em outra hipótese, se o Governo gasta mais do que arrecada, e para pagar suas contas emite papel-moeda, provoca inflação, pois está desvalorizando a moeda. Assim, os bens e serviços continuam os mesmos, mas o dinheiro em circulação aumenta de volume. Passa-se, então, a exigir maior quantidade de dinheiro pela mesma quantidade de produto, o que alguns economistas chamam de dinheiro fraco, dinheiro podre.
3) O que é Taxa de Juros?
A Taxa de Juros representa o custo de utilização do dinheiro. É, portanto, o preço pago por alguém pela utilização do dinheiro que lhe foi cedido por outra pessoa.
4) Quais são as Taxas Básicas de Juros adotadas no Brasil?
No Brasil, a Taxa de Juros básica é a SELIC, que é definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central, e corresponde a Taxa de Juros vigente no mercado interbancário, ou seja, é a taxa aplicada aos empréstimos entre bancos para operações de um dia. A taxa básica de juros, estabelecida pelo governo, através do Banco Central, para remunerar os títulos da dívida pública, é um importante instrumento de política monetária fiscal. 5) O que é o COPOM? Qual a sua função básica?
O Comitê de Política Monetária (COPOM) é um