gestao
Como consequência, a década de 1990 marca o início de uma nova era que ficou popularmente conhecida como a Era da Informação, mas também caracterizada como Era Pós-industrial, pois é marcada pelo fenômeno da desindustrialização dos países ricos e consolidação do setor terciário em sua economia.
Na era da informação, o avanço da TIC (tecnologia da Informação e da Comunicação) possibilitou às pessoas disporem de uma quantidade inimaginável de informação sem fronteiras e em tempo real, alavancando a competitividade à patamares globais.
Para sobreviver nesta nova era, as organizações precisam ser capazes de filtrar toda essa informação e transformá-la em inovação na forma de produto ou serviço para o consumidor, antes que seus concorrentes o façam.
Dentro deste novo contexto, as organizações têm revisto sistematicamente suas estratégias, transferindo para terceiros suas operações consideradas meio, ou seja, aquelas de baixo valor agregado envolvendo pouca tecnologia e consideradas facilmente padronizáveis, formando cadeias globais com organizações instaladas em países que oferecem condições mais vantajosas para a produção desses bens. Desta forma as organizações centralizam seus esforços e investimentos no que eles consideram suas Competências Centrais no desenvolvimento de conhecimento, tecnologia e na produção de produtos e serviços de elevado valor agregado, capazes de se converter em vantagem competitiva