gestao
Daniel Zampier Burchardt
Pós-Graduado em Gestão de Projetos
Para que o processo de suprimentos esteja efetivamente alinhado a um projeto que será desenvolvido, faz-se necessário desenvolver metodologias e ferramentas, com o objetivo de torná-lo mais estratégico e menos operacional. Atualmente diversas organizações já descobriram o enorme potencial da área de suprimentos no ambiente de projetos. Tornar esta área que no passado era essencialmente operacional em uma área estratégica é o desafio do novo gestor de projetos.
Palavras-chave
Suprimentos, papel do gestor, metodologia, gastos, mercado, negociação.
Introdução
Tradicionalmente, o processo de suprimentos é orientado à execução, com pouco tempo dedicado a atividades mais estratégicas. Normalmente gasta-se uma grande parte do tempo com reclamações e follow-up de pedidos, seguido pelo processo de contratação propriamente dito. Dessa forma, o tempo para se realizar uma análise do mercado fornecedor e definir estratégias torna-se insuficiente para uma boa gestão de projetos em suprimentos.
Devemos mudar o papel de suprimentos, deixando de contratar materiais e serviços e passando a contribuir com o negócio.
O Papel do Gestor de Suprimentos como Líder de Projeto
O primeiro passo para se realizar um projeto bem sucedido, orientado ao negócio e sendo o comprador o líder do projeto é formar uma equipe multidisciplinar em que seus componentes estejam engajados, com o foco nos objetivos e metas estabelecidos pela organização.
A organização deste time também é fundamental. Deve ser composta por pessoas de perfis variados e que atendam às necessidades do escopo a ser contratado, cada um contribuindo com sua área de conhecimento.
A comunicação é fundamental, seja interna ou externa. O papel do líder é de certificar-se periodicamente quanto a alinhamento das informações com sua equipe para que estes sejam seus multiplicadores, garantindo assim a divulgação do