Gestao
Eduardo Esteves
25 de Setembro de 2009
Departamento de Engenharia Alimentar, Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, Campus da Penha, 8005-139 Faro, Portugal. E-mail: eesteves@ualg.pt; URL: http://w3.ualg.pt/~eesteves ou página na Tutoria Electrónica.
Resumo
Neste documento, que deriva dos
Apontamentos de Estatística
(para a disciplina de Métodos Estatísticos
leccionada no 1º Ano do Curso de Engenharia Alimentar até ao ano lectivo de 2006/2007), pretende-se abordar alguns dos tópicos introdutórios que se consideram (mais) relevantes (vd. programa da disciplina). Ao longo do texto incluem-se exemplos dos assuntos em estudo para auxiliar a compreensão das matérias. Complementarmente, providenciam-se exercícios, e respectivas soluções.
Conteúdo
1 2 3 Introdução Conceitos básicos: População, Amostra, Variável Estatística descritiva 1 2 3
3.1 3.2 3.3
4
Distribuição de frequências
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
3 6 6
13
Representação gráca de distribuições de frequências . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Medidas de tendência central e de dispersão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Exercícios
1
Introdução
1
A palavra "Estatística" deriva do latim "Estate", ou Estado, e foi usada pela primeira vez em meados do século XVIII por um professor alemão, Gottfried Achenwall . A sua utilização estava inicialmente relacionada com a otenção de "informação vital", como por exemplo dados demográcos, "vitais" para a governação, para o recrutamento militar ou para a cobrança de impostos. Muitas vezes é usada como sinónimo de "dados": ouvimos falar em número de candidatos ao ensino superior, percentagem do PIB aplicado na Educação, etc. Aquele termo adquiriu, durante o século XIX, o signicado moderno. No entanto, a ESTATÍSTICA é mais do que isso; diz