Gestao
Introdução
Quanto mais turbulentos os tempos, quanto mais complexos o mundo, mais paradoxos existem.As contradições, as incosistencias, os dilemas e as polaridades afundam nesses dias e nesta época.
As empresas bem-sucedidas não estão apenas enfrentando o paradoxo, mas tirando vantagem entre o bem e mal, homem e mulher,vida e morte.Se pudermos esclarer os paradoxos,o mundo parecerá diferente e menos ameaçador .Na realidade,isto é o que as empresas bem-sucedidas estão fazendo.
O sucesso das corporações nunca foi tão frágil.Apenas algumas empresas tem demonstrado capacidade de mudar tão rápido,quanto ao ambiente que as cerca e de lidar com a complexidade envolvidas,paradoxo e conhecimento.Como sos seres humanos sofriam com a racionalidade limitada,a organização tinha de lidar com a complexidade do mundo real decompondo a realidade em partes de informação pequenas e simples para que as pessoas as processem.
O processamento eficaz da informação é possivel apenas quando os problemas são simplificados e as estruturas organizacionais são especializadas.
A passagem para a sociedade do conhecimento elevou o paradoxo de algo a ser eliminado e evitado para ser aceito e cultivado.
Criação do conhecimento
O processo de criação do conhecimento (CC) é necessário para uma empresa, em razão de identificar, transformar e criar ativos tangíveis e intangíveis. As empresas vêm buscando limitações que interferem no processo, e uma das formas é a localização em clusters industriais (Cls).
O fundamento teórico da criação do conhecimento nas organizações está baseado em três dimensões que são:
A dimensão epistemológica, que trata da ocorrência do conhecimento tácito em explicito em socialização, explicitação, combinação e incorporação. De forma interativa, gerando uma espiral virtuosa do conhecimento.
A dimensão ontológica,