GESTAO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCEITO DE ORÇAMENTO 4
3 ORÇAMENTO GERAL 5
4 ORÇAMENTO FLEXIVEL 8
5 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 9
6 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO 11
7 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 12
8 BALANÇO PATRIMONIAL 14
9 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO 17
10 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA 20
11 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS 22
12 CONCLUSÃO 24
REFERÊNCIAS 25 1 INTRODUÇÃO
Na apresentação deste trabalho, veremos o quanto à contabilidade é essencial para a sobrevivência da Empresa, e junto com uma boa administração, encontra soluções necessárias para o crescimento da Entidade.
Entenderemos que o Orçamento e a Gestão Empresarial são de grande importância para a administração empresarial.
Abordaremos alguns conceitos relacionados ao Orçamento, e não deixando de relatar sobre as questões tributárias, e para isso contamos com a ajuda do Direito, e ainda temos o Balanço patrimonial, e as demais demonstrações contábeis – DRE, DFC.
E ao final, compreender que cada detalhe é de suma importância, pois nos leva a auxiliar de forma mais eficaz nas tomadas de decisões das empresas.
.
2 CONCEITO DE ORÇAMENTO
O Orçamento Empresarial pode ser definido como um instrumento financeiro que contém um planejamento de expectativas futuras, baseadas em históricos anteriores de um determinado exercício de uma empresa. A forma mais comum de apresentação do orçamento é anualmente, porém com distribuição de igual valor para cada um dos 12 (doze) meses do ano.
Orçamento pode ser definido genericamente como sendo a apresentação dos resultados antecipados de um plano, projeto ou estratégia.
“Orçamento é um meio de coordenar os esforços individuais num plano de ação que se baseia em dados de desempenhos anteriores e guiados