Por que não assistir RoboCop
[ATENÇÃO, ESSE POST CONTÉM SPOILERS]
Vamos lá... Primeiramente gostaria de avisar que nunca vi o filme original do Robocop, então não tenho a permissão de fazer nenhuma comparação.
Sobre o filme do diretor brasileiro José Padilha, é um bom filme. Não merecedor de um Oscar ou etc., mas um ótimo filme para se ver com seus amigos e pensar sobre. O personagem a maioria já conhece, alguns devido ao filme original (não que seja idêntica), outros devido ao “Robocop Gay”.
A história se passa em um futuro não tão distante onde uma empresa que cria robôs militares quer usá-los para proteger os EUA, mas o governo não deixa por as máquinas não terem “sentimentos”. Então essa empresa cria o Robocop, metade humano e metade robô.
Não vá aos cinemas esperando ação a todo segundo. Vá com uma visão subjetiva quanto ao filme. É aí que entra a parte do pensar. No próprio filme consegui entender a mensagem: Padilha mostra para nós como o ser humano pode pôr seus interesses acima de tudo, seja ele dono de uma grande empresa, um membro do senado, ou até um simples chefe da polícia. Apesar da história se passar no futuro, os seres humanos do nosso presente já buscam iludir o seu povo, e dominar os outros por meio da força. Ah, e claro, principalmente os Norte-Americanos.
Pra finalizar, “Robocop” é um bom filme, com uma boa mensagem por trás de uma história previsível demais. Veremos o tal em um telecine daqui a alguns meses, ou na Tela Quente em alguns anos, nada mais. Após isso, ele será esquecido.