gestao publica
Posted on 27/11/2011 by admin
Administração pública: como se organiza
por Manoel Martins
Há várias formas de se classificar uma organização e suas partes. No caso serão tratados três tipos de classificação: a partir da estrutura, a partir da função e também a partir de programas/projetos, também conhecido como estrutura matricial. Além desses enfoques temos os processos, as contingências etc, que serão abordados na parte 2.
No setor público a estrutura organizacional é dada pela lei e também pelo observado em sociedade. Veja um simples exemplo no organograma abaixo:
Enxerga-se uma estrutura e uma hierarquia entre os setores. Normalmente, as leis, tratam da organização dos setores e assim dispõem da “forma” da prefeitura, da secretaria, da autarquia, que são tipos de organizações públicas, para que seja possível desenhar o organograma da instituição. Diferente do setor privado, a estruturação do setor público e seu estudo quase nunca são utilizados para facilitar o entendimento da organização. A estrutura legal (as leis) de uma instituição pública é feita por políticos, que por sua vez são auxiliados por técnicos. Dessas leis surgem formatos cômicos e inúteis do ponto de vista administrativo devido a dois principais motivos:
1. Raríssimamente algum dos dois (o político ou o técnico) são capacitados em administração estritamente, normalmente conhecem o mundo do Direito e/ou da Contabilidade ou da área em que trabalham, por exemplo, saúde ou educação;
2. A estrutura do Estado é utilizada, em muitos casos, para não dizer a maioria, para criar cargos conforme a disponibilidade de recursos financeiros e pendurar grupos nesses cargos.
Esses dois fatores criam formatos inusitados de organograma administrativo, como por exemplo: 10 diretores, um subordinado ao outro e sem nenhum funcionário abaixo ou assessores locados em departamentos que não estão locados em nenhum outro departamento.