Gestao Por Competencia
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Diego Francisco Brandão Vieira
Tiago Garcia
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
CONCEITO, IMPLANTAÇÃO E VANTAGEM
Porto Alegre/RS
2014
1 Introdução:
Analisando-se as constantes mudanças no mundo corporativo competitivo, e as mudanças no ambiente interno das organizações, percebe-se a necessidade de uma participação mais efetiva das pessoas no intuito de tornar a empresa mais ágil e responder melhor as suas demandas de mercado.
Esperam-se das instituições, o desenvolvimento e utilização de instrumentos de gestão que garantam uma resposta eficaz. Essa metodologia impõe a necessidade de contar com profissionais altamente capacitados, aptos a fazer frente às ameaças e oportunidades, propondo mudanças que possam atender as demandas do cidadão. A partir desse raciocínio é possível visualizar a gestão de pessoas por competências.
A participação mais efetiva das pessoas implica uma melhor qualificação e capacitação, não restringindo-se apenas à questão de comprometimento ou envolvimento nas decisões e processos organizacionais. Neste contexto a gestão por competências surge com uma resposta eficaz de ferramenta necessária para demonstrar a importância do papel das pessoas, o significado do trabalho e a educação continuam. A competência diferencia e assegura a empresa na qualidade em seus serviços de maneira eficiente alinhando as competências dos colaboradores com as necessidades da organização.
Objetivo geral:
Verificar os conceitos de gestão por competências, procurando o entendimento do melhor enquadramento dos funcionários para um melhor aproveitamento e desenvolvimento na empresa.
2 Gestões por Competências
2.1 Conceito:
Podemos conceituar gestão por competências pelo estudo que consiste em planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias à consecução dos