gestao orçamental
Trabalho 1
Trabalho realizado por:
Patrícia Pereira nº2634
Clara Rodrigues nº2650
Rendimentos
O rendimento é uma proporção entre o resultado obtido e os meios que tenham sido usados para o efeito. Trata-se do produto ou da utilidade que rende alguém ou algo.
No âmbito das empresas, a noção de rendimento designa o resultado que se obtém por cada unidade realizada numa atividade, seja um departamento, um gabinete ou um único indivíduo.
Exemplo: Para a agricultura, o rendimento é a produção obtida relativamente à superfície. Obtém-se um bom rendimento graças à qualidade da terra (ou do solo) ou a uma exploração intensiva da mesma
(ainda que a mecanização não garanta o aumento do rendimento, contribui na velocidade e na produtividade).
Receita
Receita é a entrada monetária que ocorre em uma entidade ou património, em geral sob a forma de dinheiro ou de créditos representativos de direitos. Nas empresas privadas a receita corresponde normalmente ao produto de venda de bens ou serviços.
Classificam-se em operacionais e não operacionais.
"Receitas operacionais" são as provenientes do objeto de exploração da empresa
"Receitas não operacionais" são ingressos provenientes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias da empresa.
Receitas a receber são aquelas ganhas dentro do período contabilístico, mas ainda não recebidas.
Recebimentos
Os recebimentos, em economia é o resultado da soma entre o fluxo de caixa e os pagamentos de uma empresa.
Recebimento no âmbito do carácter jurídico e financeiro corresponde ao cumprimento voluntário de um terceiro da obrigação de pagamento por contrapartida de bens ou serviços que lhe tenham sido cedidos; num sentido mais restrito equivale ao fluxo de entrada de meios monetários líquidos na organização.
Normalmente, o recebimento está associado ao momento em que o cliente liquida a fatura e