Gestao Integrada
Luciano Raizer Moura
Mestre em Engenharia da Produção, Pós graduado em Engenharia da Qualidade, Professor da Ufes e Diretor da Raizer Moura Consultoria e Projetos
Introdução: mais uma certificação ?
Primeiro foi a certificação ISO 9000, sobre garantia da qualidade. Depois foi a ISO 14000 sobre gestão ambiental. Em seguida vieram a BS 8800 e a OHSAS 18000 sobre saúde e segurança no trabalho . Somam-se a esses a certificação QS 9000 para a indústria automobilística e os programas GMP- Good Manufacturing Practices (Boas Práticas de Fabricação) e APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. A empresa que quiser aplicar todos esses sistemas de gestão tem um enorme esforço (e custo). Pode começar por uma ISO 9000 e obter a certificação se seu sistema da qualidade. Depois, repete o esforço (e mais custos) para organizar seu sistema de gestão ambiental e obter a certificação pela norma ISO 14000. E, por fim (por enquanto) novo esforço (e mais custo) para organizar seu sistema de saúde e segurança e obter a certificação OHSAS 18000.
São tantas siglas, normas e certificações exigidas para as empresas atualmente que acaba levando a uma enorme dúvida sobre o uso e, principalmente, os benefícios gerados. A questão que se apresenta é: não dá para simplificar, fazendo apenas uma norma e uma única certificação ? Assim a empresa faria um único esforço para organizar o seu sistema de gestão, integrando qualidade, meio ambiente, saúde e segurança e obteria uma certificação integrada contemplando as diversas normas. Bem, não é tão simples assim, mas, hoje em dia se fortalece, cada vez, mais a proposta de um modelo de Gestão Integrada ou Sistema Integrado de Gestão (SIG). Chegou-se até a ser aventada a possibilidade de uma única norma que integrasse todos esses temas, a dita ISO 18000 .
O mercado exige, a legislação obriga e pode ser uma excelente