topografia trab
Os materiais utilizados durante as aulas foram: nível ótico, estação total, tripé, fita-métrica, mira, níveis calantes, sapatas A precisão obtida é bastante grande, da ordem de milímetros nos trabalhos especiais de 1ª ordem, até apenas alguns centímetros nos topográficos comuns.
De modo geral, os instrumentos utilizados nos trabalhos de nivelamento geométrico são denominados por níveis, podendo-se utilizar também teodolitos ou estações totais para o mesmo efeito.
Utilizam-se, também, nas operações de nivelamento, associadas aos níveis, as miras. O objetivo dos níveis é fornecer um plano horizontal, para as operações topográficas (Fig.1).
Os níveis podem ser óticos, digitais e laser. O nível ótico constitui o equipamento clássico de nivelamento. Consiste basicamente numa luneta montada sobre um tripé, com possibilidade de ser nivelada com precisão, através de parafusos calantes e bolhas.
A precisão destes equipamentos depende do sistema de nivelamento, da sensibilidade das bolhas e da precisão das miras.
Alguns níveis óticos possuem um compensador ou nivelador automático, que permite o posicionamento horizontal automatizado em frações de segundo, desde que o nivelamento “bruto” esteja dentro da margem de tolerância. miras são réguas de madeira ou metal usadas no nivelamento para determinação de distâncias verticais, medidas entre a projeção do traço do retículo horizontal da luneta na mira e o ponto do terreno onde a mira está instalada.
As miras mais utilizadas são as “miras falantes”. Estas, geralmente apresentam o comprimento de 4 metros, sendo graduadas em centímetros. Os centímetros são pintados alternadamente em preto e branco, os decímetros numerados em preto e os metros assinalados por círculos pintados em preto ou vermelho.
As