Gestao Financeira
1.1 gestão financeira e orçamento empresarial
O planejamento é o princípio mais importante da gestão empresarial para as pequenas e grandes empresas, corporações, agências governamentais, organizações sem fins lucrativos ou simplesmente para a vida particular de cada pessoa. Com isso, pode-se dizer que todos os gestores fazem algum tipo de planejamento que, em algumas das vezes, nas pequenas organizações acabam que os planos não são formalizados.
Com o crescimento das atividades empresariais os planejamentos informais deixam de ser suficientes e passam a ter necessidade de um planejamento formal, ou seja, é preciso planejar as diretrizes, as estratégias, as metas, os objetivos e as ações que garantam a continuidade e o aumento da riqueza dos acionistas ou proprietários.
E é nesse sentido que o orçamento empresarial é o instrumento que contempla formalmente as metas e objetivos funcionando assim como meio para se comunicar e informar como a empresa esta caminhando. Dessa forma o orçamento empresarial não deve ser entendido como instrumento limitador e controlador de gastos e sim como uma proteção das atividades financeiras das organizações.
1.1.1 Conceito de Gestão Financeira
É uma das tradicionais áreas funcionais da gestão.
Para uma correta gestão financeira, cabem as análises, decisões e atuações relacionadas com os meios financeiros necessários à atividade da empresa. Visa dotar os responsáveis das organizações e outras entidades de informações econômicas e financeiras adequadas para a tomada das decisões de gestão.
Um dos objetivos da gestão financeira abrange: assegurar a estrutura financeira mais adequada; manter a integridade do capital e promover o seu reforço; permitir a constante solvabilidade; assegurar a rendibilidade dos capitais.
Deve-se ter o controle de tudo o que se passa na empresa sendo importante para o gestor e qualquer atitude tomada é preciso que a gestão financeira apresente bons resultados. Deve-se tomar muito cuidado e