Dicion Rio De Matem Tica
ÁBACO: Instrumento para contagem e cálculo. Calculadora com várias hastes de metal, sustentando bolinhas que podem ser manipuladas, servindo para realizar operações matemáticas. ABSCISSA: é a coordenada horizontal de um referencial plano de coordenadas cartesianas. Representando esse referencial sob a forma de um gráfico, obtemos a abcissa (x) medindo a distância do ponto observado ao eixo das ordenadas (y), perpendicular ao eixo das abcissas.
É representada pela incógnita x num gráfico tipo (x, y), o que significa que representa o objeto sobre o qual a função opera, convertendo-o na sua imagem (y). Todo ponto que pertença à bissetriz dos quadrantes ímpares (1º e 3º quadrante) apresenta abcissa igual a ordenada, (x = y).
ADIÇÃO: Uma das quatro operações básicas da aritmética, utilizada para adicionar um número a outro.
3+2=(1+1+1)+(1+1)=(1+1+1+1+1)=5
ALGARISMO: Símbolo utilizado para escrever os números. Em nosso sistema de numeração de base 10, existem dez algarismos:
0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9
ALGORITMO: Um conjunto de regras necessárias à resolução de um problema ou cálculo. Consideremos o problema: Sobre o conjunto dos números reais, resolver a equação a.x+b=0, sendo a constante a diferente de zero. Para resolver este problema, podemos utilizar o:
1. Escrever a equação a.x+b=0.
2. Somar o oposto de b, que é -b a ambos os membros da igualdade.
3. Usar o fato que b+(-b)=0, sendo que 0 é o elemento neutro da adição de números reais.
4. Verificar que: ax=-b.
5. Multiplicar ambos os membros da nova igualdade por a-1 que é o inverso multiplicativo de a que está garantido porque a é não nulo.
6. Usar o fato que a.a-1=1, sendo que 1 é o elemento neutro da multiplicação de números reais.
7. Obter a solução x=a-1.b.
AMOSTRA: Um conjunto escolhido para representar uma coleção ou população.
ÂNGULO: Ângulo é a reunião de dois segmentos de reta orientados (ou duas semi-retas orientadas) a partir de um ponto comum. A interseção entre os dois segmentos (ou