gestao financeira
As respostas obtidas na pesquisa de mercado servem como ponto de partida para mudanças - ou para permanência - visando sempre à melhoria, já que ela é a representação exata da situação da empresa perante outras e seu público. Com perguntas certas, o empresário sabe exatamente os problemas ou pontos positivos em seus planos de produção, propaganda, distribuição e vendas.
Há dois tipos de pesquisa de mercado, a pesquisa primária e a pesquisa secundária. A pesquisa primária baseia-se principalmente na coleta de informações sobre as vendas, produção de marketing e planos da concorrência dentro do mercado, coletando informações por meio de entrevistas, pesquisas e questionários (sendo pessoalmente, via telefone ou correio) ou grupos de reuniões em que se tem a informação direta sobre o produto ou serviço. Já a pesquisa secundária tem como base dados já existentes, como os dados fornecidos pelo IBGE ou IBOPE, que permitem que o empresário saiba incluir ou excluir determinado grupo de pessoas ao qual sua empresa atingiria ou não, respectivamente.
Em ambos os casos de pesquisa, a fonte é a coleta de dados. A coleta de dados também se divide em dois tipos de métodos, os qualitativos (baseados em dados matemáticos e na estatística) e quantitativos (baseados nas opiniões, crenças e valores pessoais). A coleta de dados é o ponto mais importante do processo de pesquisa de mercado, mas vale ressaltar que não é o único.
É importante que a empresa realize os dois tipos de pesquisa de mercado,