Gestao financeira
Introdução
A maioria das empresas brasileiras não tem a cultura da criação de valor, visando apenas o lucro que podem gerar sem levar em consideração os custos de capital.
Justificativa
Para a empresa começar a agregar valor deve aperfeiçoar-se em buscar um clima organizacional favorável à produtividade e valorizar seus ativos intangíveis, estimulando o desenvolvimento das competências necessárias para melhoria de desempenho e crescimento do negócio.
Desenvolvimento
A transição para a cultura de criação de valor das empresas não é feita de maneira fácil. Nas organizações, seus gestores precisam ter um planejamento estratégico que vise a maneira mais eficiente de agregar valor à empresa. No Brasil, a maioria das empresas ainda se preocupam mais no aumento das vendas e dos lucros do que na agregação de valor, podendo com isso está perdendo investidores por não ter o retorno do capital investido esperado, priorizando dessa forma investir em companhias que pagam mais pelos seus papéis. Segundo Oscar Luiz Malvessi, uma empresa que cresceu e lucrou não necessariamente remunerou seus acionistas. Com isso as empresas brasileiras de capital aberto tem que ter como meta não só o lucro como também o valor agregado. Para a organização ter uma agregação de valor, a empresa tem que ter uma gestão de qualidade e consistente, melhorando, dessa forma seus resultados operacionais fruto também da estabilidade econômica, aumento das exportações, e do crescimento interno e externo. Para facilitar a medição da criação de valor, as empresas atualmente utilizam MVA e EVA que são os indicadores de desempenho. Tais indicadores têm a capacidade de sinalizar as oportunidades de riscos ao capital investido, ajudando na análise das informações para estabelecer metas internas e externas, de curto e de longo prazo, tomando decisões tecnicamente orientadas e