Arte
Surrealismo
- O movimento surrealismo é lançado em Paris no início de 1920.
- Em 1924 André Breton lança o movimento surrealista através de uma machete: A Revolução surrealista
- O termo surrealismo ou surreal indica um fenômeno pautado ao estranhamento coincidente ou fator bizarro organizado.
- O movimento acrditava que a arte provinda do inconsciente detinha maior profundidde com a representação dos fenômenos que circundava a vida e o homem processo.
- No movimento houve a inclusão dos artistas ( André masson e Miro que exploraram com novas propostas e técnicas dentro no movimento com sólido engajamento lingüístico as estruturas “ nova” arte.
Visão surrealista: As características deste estilo: uma combinação do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente. Segundo os surrealistas, a arte deve libertar-se das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência cotidiana, procurando expressar o mundo do inconsciente e dos sonhos. Mais do que um movimento estético, o surrealismo é uma maneira de enxergar o mundo, uma vanguarda artística que transcende a arte. Busca restaurar os poderes da imaginação.
Surrealismo na arte: O Surrealismo destacou-se nas artes, principalmente por quadros, esculturas ou produções literárias que procuravam expressar o inconsciente dos artistas, tentando driblar as amarras do pensamento racional. Entre seus métodos de composição estão a escrita automática.
Expressionismo
- Em oposição ao Impressionismo, o Expressionismo surge no final do século XIX com características que ressaltam a subjetividade. Neste movimento, a intenção do artista é de recriar o mundo e não apenas a de absorvê-lo da mesma forma que é visto. Aqui ele se opõe à objetividade da imagem, destacando, em contrapartida, o subjetivismo da expressão.
- Distorção linear
- Tenta buscar algo através das cores, põe em suas obras seus sentimentos e pensamentos sobre o mundo.
- Cor diferente do real, sem contorno,