O que e globalização
O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos é um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo.
O Que É Economia?
Estudo da produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las.
O Que É Economia Globalizada?
Chama-se globalização, ou mundialização, ao crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre, influenciando e condicionando as suas economias, e afetando todas as áreas da sociedade.
É caracterizada pela liberdade de circulação de mercadorias, capitais e serviços entre os países.
Efeitos Negativos
Capital instável ou capital volátil visa apenas o rendimento de ágio, viajando velozmente pela Terra na ânsia do acréscimo de meros pontos percentuais nas taxas de juros oferecidas pelos governos das nações emergentes, e quando sai repentinamente de um país cuja economia é débil, pode causar ali verdadeira catástrofe decorrente da escassez de alimentos, da inflação acelerada, do desemprego e de outras sequelas dessa natureza, penalizando sobretudo as pessoas mais pobres.
Efeitos Positivos
A Facilidade com que as inovações se propagam entre países e continentes, o acesso fácil e rápido à informação, aos bens aos empregos, às novas culturas.
A Economia Brasileira E A Globalização
O principal problema que o Brasil tinha que enfrentar e resolver, para poder participar do processo global, era a inflação galopante e a falta de uma estrutura fiscal e cambial – via de regra as variações do câmbio decorriam de políticas monetárias e econômicas para beneficiar empresas exportadoras e/ou importadoras.
Por suas vez, os problemas de infra-estrutura estavam, e ainda estão, relacionados