Gestao empresarial
Vantagem Competitiva
CURSO: Administração 1º semestre-Turma 1L João Daniel S. Câmara
Vinicius do Carmo Almeida
Anderson Assunes dos Reis
1
Resumo
O fichamento discute o conceito de vantagem competitiva, mostrando os desafios da área de estratégia e como se relaciona no desempenho das empresas, trazendo uma definição baseada na criação de valor superior, entre a disposição a pagar dos clientes e a oportunidade dada pelos fornecedores. Essa definição sugere que o valor criado pode ser divido em três partes: o valor apropriado pela empresa, o excedente dos clientes e o excedente dos fornecedores. Cada uma das partes traz implicações para o desempenho da empresa.
Introdução
A busca por vantagem competitiva está presente em boa parte dos estudos sobre estratégia, assim como nas orientações das decisões empresariais. Vantagem competitiva é tida como a principal hipótese para explicar o desempenho superior das empresas, e, assim, passa a representar o objetivo fundamental da gestão estratégica (Powell, 2001; South, 1981). Enquanto autores debatem as origens, os determinantes e a sustentabilidade da vantagem competitiva, de tão usual o termo passa a ser empregado de forma autoexplicativa (Adegbesan, 2009; Caves 1984; Reed & DeFillippi, 1990; Teece, Pisano, & Shuen, 1997). No entanto, um olhar mais cuidadoso revela que, por mais ubíquo que seja, vantagem competitiva está sujeita a diferentes interpretações, o que acarreta dificuldade de mensuração e falseabilização do conceito (Arend, 2003; Rumelt, 2003).
Nos estudos empíricos, um problema comum está no design operacional do construto e na falta de clareza e diferenciação entre os conceitos de vantagem competitiva e de desempenho. Powell (2001) argumenta que, se a vantagem competitiva é definida como desempenho superior, ou se a relação entre os construtos sempre existir de forma direta, tal vantagem torna-se dispensável. Portanto, há necessidade de