GESTAO EM SAUDE RESUMO
CAMPINA GRANDE-PB
CURSO: FISIOTERAPIA 8º P
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO EM SAUDE- RISOMAR
ALUNA: SABRINA KELLY LUCENA NEGROMONTE MAT: 122144058
GESTÃO EM SAÚDE (RESUMO)
Os termos gestão e administração referem-se ao ato de governar pessoas, organizações e instituições. A saúde publica sempre recorreu a várias especialidades e campos de conhecimento. Baseou-se na medicina, microbiologia, zoologia, geologia entre outras ciências para pensar explicações para o processo Saúde e doença. Nessa junção nasceria tanto a administração sanitária quanto a epidemiológica. Trata-se portanto de uma área que procurava compatibilizar conhecimentos sobre administração pública com procedimentos sanitários considerando eficaz no combate a epidemias.
A administração sanitária em seus primórdios, importou muitos conceitos e modos de operar do campo militar. A gestão em saúde é um desdobramento contemporâneo dessa tradição. Evidente que no lugar de guerra entraram conceitos originários da ciência política, sociologia e da teoria geral da administração. Com essa finalidade desenvolveu-se toda uma cultura sanitária voltada para a organização de serviços e programas de saúde segundo uma nova racionalidade.
O estado foi se responsabilizando pelo financiamento e gestão de uma rede de serviços constituídas segundo o conceito de integração sanitária. A organização mundial de saúde estimulou tanto a produção de conhecimento nessa área quanto trataram de sistematizar a difusão dessas experiências e dessa tecnologia. Sobre a organização, planejamento e gestão dos serviços da saúde. Em decorrência desse fenômeno houve uma aproximação entre as áreas da clínica e o campo da saúde pública. São desse período o desenvolvimento de estudos sobre sistemas, locais de saúde, modelos de atenção, gestão pessoal, atenção primaria, planejamento e programação em saúde.