gestao de stress
A produção e transformação de materiais em bens acabados, constitui uma das mais importantes atividades de uma economia moderna. Um produto, para ser manufaturado, requer uma etapa de planeamento de seu processo de produção. Nesta etapa são selecionados diversos materiais, de acordo com custos e, principalmente, com as necessidades técnicas exigidas. A elaboração dessa etapa exige que o responsável pela mesma tenha noção das estruturas internas dos materiais, pois o conhecimento das mesmas, aos níveis submicroscópicos, permite prever o comportamento do material em serviço, bem como possibilita programar e controlar suas propriedades e características.
Apesar do rápido aumento na utilização das ligas metálicas leves e dos polímeros, as ligas ferrosas, particularmente os aços, continuam a ser o material estrutural predominante com uma produção mundial que constitui um índice fundamental para avaliação do estado do sistema económico global.
A principal razão para a predominância do uso dos metais ferrosos foi a relativa abundância da matéria prima e o desenvolvimento da sua tecnologia de processamento, que permitiu a produção de diferentes ligas e qualidades, alcançando uma gama de características tão diversificada que não é coberta por qualquer outra família de materiais.
Neste trabalho enfatizaremos mais os materiais metálicos durante o desenvolvimento do mesmo.
1. MATERIAIS METÁLICOS
Alguns metais se apresentam no estado puro na natureza, mas a maioria se apresenta combinado com outros elementos. Esses elementos combinados constituem os chamados minerais. Esses minerais podem ser encontrados isolados na superfície da terra ou em conjunto com outros minerais. Chama-se minério os minerais dos quais se podem extrair os metais, sendo que quando se apresentam em quantidades que permitem serem explorados economicamente formam as chamados depósitos ou jazidas. Contudo, podemos definir Metal como sendo