ATPS Contabilidade
1.1 BALANCETE DE VERIFICAÇÃO
O balancete de verificação é um demonstrativo contábil que reúne todas as contas em movimento na empresa e seus respectivos saldos, através do balancete é possível chegar á vários resultados importantes para a contabilidade de uma empresa.
Para se elaborar um balancete cada conta será transferida do razonete com seu saldo, se a conta no razonete apresentar saldo devedor será colocado no lado esquerdo, se o saldo for credor será colocado no lado direito, sendo assim a soma dos saldos devedores será sempre igual a soma dos credores.
O Balancete de Verificação poderá ser utilizado para fins gerenciais, geralmente feito mensalmente, servindo como suporte para que os gestores possam visualizar a situação da empresa.
Segundos os Autores FAHL, Alessandra Cristina; MARION, José Carlos,
“O Balancete de verificação tem como base o método das partidas dobradas e tem como finalidade averiguar se os saldos das contas contábeis estão em equilíbrio, ou seja, se os lançamentos contábeis foram efetuados corretamente” (2013, p. 167).
1.2 BALANCETE DE VERIFICAÇÃO DA COMPANHIA BETA
1.3 LUCRO APURADO
De acordo com os lançamento efetuados a Companhia Beta, empresa prestadora de serviços apresentou um Lucro de R$ 171.000,00.
1.4 ATIVO CIRCULANTE
O Ativo Circulante da referida Companhia após todos os lançamentos das contas no Balancete de verificação foi de 120.000,00.
ETAPA 2
2.1 PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA
Conforme pesquisa feita no site recomendado nesta ATPS que se refere a Resolução CFC nº 1.282/10, de 28/05/2010, que altera a resolução nº 750/93, podemos citar:
“Art. 9º - O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos à que se referem, independentemente ao recebimento ou pagamento. Parág. Único; O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e