Gestao de projetos
Créditos:
Washington Rodrigues Lima – TC BMDF
Jodir Cezar Menezes – TC BMDF
Página 1
Apresentação
Paula (1995) afirma, planejamento é um "processo consciente e metódico de construção do futuro". Num mundo de constantes mudanças em todas as dimensões, escolher um futuro e trabalhar para que ele aconteça não é uma opção trata-se de um exercício de vontade, de perseverança, de visão e de planejamento "consciente e metódico".
Matus, em entrevista a Huertas (1996), afirmava que "a alternativa ao planejamento é a improvisação ou a resignação e ambas são uma renúncia à conquista de novos graus de liberdade". Sem um plano coerente, ninguém consegue ser bem-sucedido em coisa alguma. No entanto, nem só de plano vive o homem. A ponte que liga o plano ao seu objetivo é o projeto! Após planejar a estratégia de mudança orientada à visão de futuro, é preciso gerenciar essa mudança e o projeto é a ferramenta que faz acontecer a transformação desejada.
Desde a vontade de se realizar uma viagem de férias ou de se organizar um almoço com os amigos, até a execução das viagens espaciais e a produção de alimentos em níveis nacionais e internacionais, tudo passa por projetos. Na verdade, o mundo é movido por projetos. Para não desperdiçar recursos em ações improvisadas, para não perder oportunidades importantes de novas realizações, para alcançar mais eficiência e eficácia na execução dos planos, o gerenciamento de projetos se transformou em ciência estudada, debatida, padronizada, metodizada e apoiada por ferramentas especializadas de tecnologia da informação.
Você terá a oportunidade de ver, ao longo do curso, muitos aspectos importantes dessa nova ciência, desde seu nascimento no mundo moderno até seu estágio contemporâneo. A partir daí, você poderá escolher fazer parte do seu futuro, desde o ambiente interno de sua corporação até o restante do mundo.
Com este curso, você ampliará seus conhecimentos sobre gerenciamento de