Gestao de projetos
O gerenciamento de projetos aponta a aplicação de conhecimentos, processos, habilidades, ferramentas e técnicas adequados podendo gerar um impacto significativo no sucesso de um projeto. Sendo este um guia, ao invés de uma metodologia. O projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo, uma vez que a natureza temporária indica um início e um término definidos.
O gerenciamento de projetos realiza-se com a aplicação de cinco processos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. Gerenciá-lo abrange a identificação dos requisitos, adaptação às diferentes necessidades e balanceamento das restrições conflitantes (escopo, qualidade, cronograma, orçamento, recursos e risco).
Portfólio refere-se a um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos, agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho a fim de atingir os objetivos estratégicos de negócios.
Programa é definido como um grupo de projetos relacionados, gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.
Os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização. Eles são autorizados como resultado de uma ou mais: demanda de mercado, oportunidade estratégica, solicitação de cliente, avanço tecnológico, requisito legal.
Um escritório de projetos (PMO) é um corpo organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. A sua principal função é dar suporte aos gerentes de projetos ainda que ambos busquem objetivos diferentes, porém estão alinhados com as necessidades da organização.
Além de todas as habilidades da área específica e das competências de gerenciamento geral exigidas, o gerenciamento de projetos eficaz requer que o gerente tenha: conhecimento, desempenho e