gestao de negocios
SITUAÇÃO DO COMERCIO EXTERIOR NO BRASIL EM 2013.
AUTOR
FRANCESCO SANTALUCIA NETO
CEUMA UNIVERSIDADE
FRANCESCO2028@LIVE.COM
Resumo
O comercio exterior no Brasil deu seu primeiro passo logo após o descobrimento do país como o pau Brasil e mais tarde com o açúcar vindo a ser substituído pelo ouro e pelo café esse era responsável por 70% de toda exportação do país, e posteriormente outros produtos ganharam destaque, como cacau, algodão, fumo, madeiras, carnes, minérios entre outros. Hoje a economia é mais complexa e diversificada, apresentando exportações de produtos industrializados e processados, calçados, suco de laranja, tecidos, combustíveis, bebidas, alimentos industrializados, caldeiras, armamentos, produtos químicos, veículos de todo tamanho e suas respectivas peças de reposição e aviões.
Atualmente o Brasil é a 6° maior economia mundial e está entre as 10 maiores economias mundial sendo a maior da America latina. No ano de 2013 o Brasil não teve muito que comemorar em relação ao comercio exterior por uma soma de fatores econômicos como a crise na Europa e problemas na economia dos estados unidos, e o cenário brasileiro continua originar desafios especialmente na área de manufatura. Além disso, existem outros fatores que atravancam o crescimento econômico no país. O Brasil, comparado com outros países, não é competitivo, especialmente pela burocracia, como carga tributária e documentação complexa para exportação.
Entendendo todo esse contexto, passamos a observar o foco da exportação em 2013 que se concentra nos produtos como minério de ferro, aço, soja e derivados, automóveis, cana-de-açúcar, aviões, carne bovina, café e carne de frango. Esses são os principais produtos que o Brasil exporta e exportou em 2013 em seqüência. Com uma economia variando pouco em 2013 o pais conseguiu se manter em um nível desejado pelo governo embora não tenha obtido resultados tão satisfatórios, esse nível é muito em conseqüência das parcerias que