Gestao de estoques
A logística para as empresas brasileiras atualmente vivem em momento extremamente desafiador, pois é comum empresas de vários setores buscar uma cadeia de informação de preço menor em função de uma logística que venha a apresentar maior agilidade na entrega e menor custo de distribuição. Este novo cenário é caracterizado pela busca por maior competitividade, maior desenvolvimento tecnológico, maior oferta de produtos e serviços adequados a expectativa dos clientes e maior desenvolvimento e motivação do seu capital intelectual. Por outro lado temos empresas que enxergam a logística como uma estratégia competitiva e eficaz.
Estas empresas planejam e coordenam suas ações gerenciais de uma forma integrada, avaliando todo o processo desde o fornecimento até a certeza de que o cliente teve suas necessidades e expectativas atendidas pelo produto ou serviço entregue. As grandes empresas trabalham cada vez mais com ferramentas logísticas para terem um bom desempenho da suas atividades. Por ser um diferencial competitivo, as empresas hoje investem cada vez mais em tecnologia e treinamento de seus colaboradores para obter bons resultados e satisfação dos seus clientes.
Embora com todas essas estratégias utilizadas pelas empresas de Roraima nosso cenário nesse aspecto ainda é altamente afetado pelos entraves desses processos logísticos.
A Cidade de Boa Vista capital do Estado de Roraima é a única do país localizada totalmente no hemisfério norte. Atualmente, conforme dados estatísticos apurados em dezembro de 2007 pela Junta Comercial do Estado de Roraima - JUCERR, existem no Estado 16.793 empresas, sendo 10.315 Microempresas, 5.896 Empresas de Pequeno Porte e 582 de médio e grande porte.
Dessas empresas, de acordo com o Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas de Roraima - (SEBRAE/RR), 4.777 estão estabelecidas no Município de Boa Vista, atuando no setor agropecuário, industrial, comercial, na Prestação de Serviços e