Gestao De Estoque
Para isso, a organização deverá conhecer seu estoque e, ainda, possuir critérios ou políticas que regulamentem o controle e as condições. Pois, por um lado, eles são custosos e algumas vezes empatam considerável quantidade de capital.
Devido a importância do assunto, que é o gerenciamento de estoque, buscamos aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso Ciências Contábeis em um supermercado, localizado no município de Cataguases- MG.
Desse modo, o estudo tem por objetivo principal avaliar o sistema de gestão de estoque de uma empresa do ramo do comércio varejista alimentício. E objetivos específicos:
Identificar as rotinas e processos relacionados à gestão do estoque;
Descrever como funciona a gestão do estoque da referida empresa;
Confrontar os procedimentos utilizados com a teoria;
Contribuir para melhoria na gestão do estoque
De acordo com Chiavenato (2005) estoque é a composição dos materiais que não são utilizados em determinado momento, mas que existem em função de futuras necessidades. Para Krajewski; Ritsman; Malhotra (2009), estoque é gerado quando o recebimento de materiais, peças ou bens acabados é superior a sua utilização ou saída, sendo esgotado quando a utilização é superior ao recebimento.
Segundo Montanheiro e Fernandes (2008), uma eficiente gestão de estoque possibilita à organização melhorias significativas na sua administração, uma vez que repercute em uma melhora na eficiência da realização da produção planejada, traz maior segurança nas tomadas de decisões, além