Gestao de Demanda - Forecast
Analisando alguns cenários, podemos notar que os modelos de amortecimento exponencial e media movel se aproximam quando α (alpha) se aproxima de zero.
Extrínsecas Baseadas em informações externas à companhia. Ex.: construções impactarão no aumento de venda de telhas. Usam indicadores externos para os quais os dados estão disponíveis. Quando uma demanda para um grupo está relacionada a um indicador, este indicador pode ser usado para previsão.
Intrínsecas Baseada em fatores internos da empresa ex. Vendas
Qualitativas Intuitivas. Baseadas em opinião informal, tendendo a ser subjetivas. Usadas principalmente em novos produtos
Quantitativas
Técnicas matemáticas baseadas em dados históricos , assumem que o que ocorreu no passado se repetira no futuro. Mais usada em planejamento de produção, por exemplo, e os dados estão acessíveis nos registros da empresa.
RESUMO
O presente artigo visa identificar que aspectos da literatura corrente sobre o processo de tomada de decisões, aliados à ferramenta de Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) – derivada da abordagem de manufatura enxuta –, podem ser aplicados ao processo de mudanças de forecast de produção na indústria automobilística. Proposições teóricas e suas implicações metodológicas são discutidas do ponto de vista prático, em um caso real no mercado brasileiro. São feitas recomendações visando melhorar este processo, trazendo maior clareza, objetividade e racionalidade, além de promover o fortalecimento da competitividade desta indústria e de sua cadeia de suprimentos. Desta forma, a idéia de combinar a aplicação da ferramenta de MFV, adaptada para processos administrativos, com sugestões baseadas em teorias descritivas e normativas da engenharia de tomada de decisão, se mostra promissora, podendo contribuir para melhorar a qualidade e eficiência no