Gestao de Competencia
O objetivo do trabalho é fazer com que o aluno interessado em ingressar na carreira de gestor de pessoas entenda sobre as novas ferramentas de gestão de competência e de desempenho, usadas tanto para aperfeiçoar o profissional quanto as organizações, e para entender, como, quando e onde usa-las.
GESTÃO DE COMPETÊNCIA E GESTÃO DE DESEMPENHO
Em decorrência das pressões sociais do atual mundo em que vivemos e o amento da complexidade nas relações, as organizações deixaram de lado aquela ideia de focar e desenvolver só as capacidades técnicas de seus funcionários e passaram a criar ferramentas para desenvolver também os aspectos sociais e comportamentais ligados ao trabalho. Assim, gestão de competência é uma ferramenta usada para melhor gerenciar o conhecimento, a habilidade e a atitude de cada pessoa, e ela tem como objetivo não somente considerar questões técnicas, mas também aspectos sociais e comportamentais relacionados ao trabalho, fazendo com que o profissional aprenda assumir responsabilidades complexas, permitindo que o mesmo saiba lidar com eventos inesperados. Já a gestão de desempenho na época de Taylor, funcionava como um mecanismo para acompanhar o empregado corrigindo as falhas apenas para controlar tempos e movimentos e garantir um trabalho bem executado. Mas com o passar do tempo essas técnicas evoluíram, pois se via a necessidade de estimular o empregado para com suas atitudes, ela também permite rever objetivos, estratégias, processos de trabalho e política de recursos humanos, tendo como foco na melhoria contínua, avaliação do individuo e a gestão do desenvolvimento pessoal.
DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS
Sobre suas diferenças, os autores que defendem a Gestão de Competência, diz que a sustentação à competência organizacional e o seu sucesso vem da competência humana aliada a outros recursos, já os autores que defendem Gestão de Desempenho faz o caminho oposto, diz que o desempenho no trabalho não é somente ligado a competência do