gestao da qualidade relacionada a gestao de residuos solidos
1.1. Histórico, Conceito, Importância e Objetivo da Gestão da Qualidade
De acordo com Rodrigues (2010), em seu livro “Ações para a Qualidade GEIQ – Gestão Integrada para a Qualidade/ Padrão Seis Sigma – Classe Mundial”, o conceito da qualidade não é novo. Revendo a História é possível identificar diversas preocupações com a qualidade dos produtos que datam do início da existência da humanidade. A busca, pelo homem primitivo, de materiais mais resistentes para construir suas armas, a procura de diferentes métodos para obter melhores colheitas às margens do Nilo ou os detalhes que marcaram as edificações da antiga Roma retratam momentos distintos de um passado distante, mas que em uma análise criteriosa e contextualizada são comuns em suas preocupações com a qualidade.
No início do século XX, as preocupações com a qualidade passaram a ser sistematizadas e a fazer parte das normas ou objetivos de uma unidade produtiva. O conceito de Administração Científica, de Frederick Taylor, surgiu nos EUA, com base na divisão do trabalho e em estudos de tempo e movimento, e introduziu no meio produtivo conceitos e técnicas para viabilizar a produção em escala, com rapidez e produtividade, possibilitando ainda a medição e inspeção do processo e do produto final.
A segunda Guerra Mundial, nos anos 40, motivou as indústrias bélicas norte-americanas, que precisaram produzir mais e com maior eficácia, a buscarem novas técnicas de controle da produção e da qualidade. Os estudos de Walter Shewhart, matemático, estatístico, e criador dos gráficos de controle foram de vital importância.
Nos anos 50, após a Segunda Guerra com as grandes potências com seus parques industriais destruídos, os Estados Unidos passaram a ditar os modelos de gestão e, nesta década, expandiram suas corporações para todo o mundo.
Alguns dos profissionais responsáveis pela concepção e aplicação destas técnicas nas indústrias bélicas durante a Segunda Guerra Mundial foram convocados para