gestao ambiental
Capítulo 5
Produção Mais Limpa
1) O coprocessamento, a pirólise e a compostagem são exemplos de mecanismos de desenvolvimento limpo que foram citados neste capítulo. Dê outro exemplo de mecanismos de desenvolvimento limpo e escreva como funciona e a sua finalidade.
2) Quais as vantagens da utilização da compostagem nos processos produtivos de alimentos?
3) Quais são os possíveis impactos ambientais da utilização do coprocessamento como mecanismo de desenvolvimento limpo?
4) Defina Mercado de Carbono. Cite três pontos favoráveis e três desfavoráveis, em sua opinião, sobre a adoção do crédito de carbono como mecanismo de produção de energia limpa.
5) Os princípios básicos para o Desenvolvimento Sustentável são o crescimento econômico, o equilíbrio ecológico e o progresso social. Em sua opinião, porque muitos setores da sociedade praticam estes princípios e outros insistem em não praticá-los? O que falta para termos uma adesão completa a esta condição?
6) A “Declaração Internacional sobre Produção Mais Limpa”, onde se reconheceu a necessidade de adoção de medidas de produção e consumo mais sustentáveis, como melhorias ao meio ambiente, foi lançada em 10 de setembro de 1999, dentro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Cite três compromissos assumidos pelos participantes, compreendendo a responsabilidade coletiva de adotar práticas de produção e consumo mais eficientes para o desenvolvimento sustentável.
Capítulo 6
Qualidade Ambiental
1) No saneamento do meio ambiente, as medidas visam à promoção da saúde e à prevenção de doenças, por meio de melhorias no ambiente que visem condições salubres nas atividades laborais e sociais. Cite pelo menos dois tipos de saneamento básico e descreva os benefícios que a boa utilização destes pode trazer para a sociedade e meio ambiente.
2) A geração de resíduos sólidos é crescente na maioria dos centros urbanos mundiais. Este lixo é